CEBES e entidades da saúde da Frente em Defesa da Vida lançam Plano de Enfrentamento à Covid-19

O Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES) e as demais entidades da saúde coletiva da Frente pela Vida apresentam essa sexta-feira (3) às 10h o Plano Nacional de Enfrentamento à Pandemia da Covid-19 à sociedade civil e parlamentares. O documento, que pode ser acessado nesse link, foi elaborado diante da falta de diretrizes claras do governo federal para combater a pandemia do coronavírus, como foi constatado na semana passada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A apresentação será transmitida via canal de youtube do CEBES e pelos canais das entidades participantes da Frente.

Como o documento aponta: “Como uma fratura exposta de uma sociedade desigual e injusta, a pandemia revela fragilidades e condições de vulnerabilidade que envolvem desde a estrutura e o financiamento das pesquisas biomoleculares e clínicas, passando pela indústria nacional de medicamentos e vacinas, bem como pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e suas capacidades atuais de vigilância em saúde e de cuidados desde a atenção básica aos leitos hospitalares“.

Em outro trecho o plano destaca as particularidades do cenário brasileiro:

Infelizmente, da parte das autoridades federais e de alguns gestores em outros planos de governo, aos quais caberia a responsabilidade e obrigação de carrear recursos, viabilizar meios, gerenciar processos e coordenar ações para o enfrentamento dessa gravíssima crise sanitária, constatamos somente inação, ausência, inércia, quando não promoção de boicote e obstáculos, deliberada ou resultante de ignorância e negacionismo. O resultado dessa irresponsabilidade trágica é o fato de o Brasil entrar no quarto mês da pandemia, com mais de um milhão de casos e 50 mil mortos, sem qualquer plano oficial de enfrentamento geral da pandemia, apesar de anunciado em vários momentos, pelos diferentes titulares que passaram pelo Ministério da Saúde.

As recomendações do documento giram em torno de quatro eixos:

  • Consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS)
  • C&T em Saúde e Produção de Insumos Estratégicos
  • Fortalecimento do Sistema de Proteção Social
  • Populações Vulnerabilizadas e Direitos Humanos.

O diagnóstico, as diretrizes, as estratégias e as ações propostas derivam de um processo escuta com diversos atores do mundo acadêmico, da gestão da saúde e de movimentos sociais. E processo participativo deve ser continuado no seu aperfeiçoamento do plano.

O Plano Nacional de Enfrentamento à Pandemia da Covid-19 é uma continuação das ações da Frente pela Vida, que tomou as redes sociais no dia dia 9 de junho com a Marcha Virtual na qual conseguiu apoio de mais de 500 entidades da sociedade civil brasileira e parlamentares. O objetivo da Marcha foi reforçar valores fundamentais necessários para que a sociedade brasileira possa enfrentar a pandemia de covid-19: vida, saúde (e o SUS), solidariedade, preservação do meio ambiente, democracia, ciência e educação.

Além do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES), as seguintes organizações que compõe a Frente pela Vida, e atuam no campo da Saúde, contribuíram com o documento: Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), Associação Brasileira Rede Unida (Rede Unida), Associação Brasileira de Economia em Saúde (ABrES), Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Sociedade Brasileira de Virologia (SBV), Sociedade Brasileira de Bioética (SBB), Conselho Nacional de Saúde (CNS), Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), Rede de Médicas e Médicos Populares (RMMP) e Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia (ABMMD).

O núcleo da Frente pela Vida é formado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), a Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC), a Abrasco, o Cebes, a SBB e a Rede Unida.

A Frente conta ainda com o apoio do Conselho Nacional de Saúde (CNS), instância de participação e controle social do Sistema Único de Saúde (SUS) que agrega representantes de usuários, trabalhadores e gestores do sistema público.

Serviço:

Lançamento do Plano de Enfrentamento à Covid-19
Quando: Sexta Feira (3 de julho de 2020) às 10h 

Onde: Cebes Nacional https://youtu.be/S5vvPCDfapA ou no site da Frente pela Vida (https://frentepelavida.org.br/) ou nos respectivos canais das entidades da Frente.

Release:

Plano Nacional de Enfrentamento à Pandemia da Covid-19