Núcleo do Cebes realiza segundo debate do ciclo “Por uma Saúde do Tamanho de Campinas” na próxima segunda-feira.

O Cebes e as eleições 2012 – Ciclo de Debates:

Por uma Saúde do tamanho de Campinas – segundo debate:

QUANTO TEMPO PODEMOS ESPERAR PELO SUS?

Um dos fatores que mais influenciam na opção das pessoas pelos planos de saúde é a ilusão de que, neles, se pode escapar da temida “Fila do SUS”. A insegurança gerada pela demora em conseguir uma simples consulta na atenção básica, em conseguir um atendimento de urgência ou uma vaga em hospitais, especialidades e exames certamente é um fator decisivo para que a saúde seja apontada, em todas as pesquisas, como o tema que mais preocupa os eleitores e cidadãos brasileiros.

Em Campinas, em meio ao caos e desmonte progressivo de nossa rede que presenciamos nos últimos anos, os números são impressionantes: existem Centros de Saúde que estão marcando consultas apenas para o ano que vem! Chega-se a esperar mais de 10h nos PA’s por um atendimento médico. Uma consulta no oftalmologista para exame do grau de refração não demora menos que 1 ano. Existem usuários esperando desde 2010 por uma consulta com nutricionista, desde 2009 na cirurgia vascular e desde 2008 (!!) na fisioterapia. Exames relativamente simples, como ecocardiograma, chegam a demorar mais de 1 ano para serem marcados…

Campinas conta hoje, para ficarmos na atenção básica, com apenas 95 equipes completas de saúde da família. Para comparar, Belo Horizonte, com uma população duas vezes maior que a de Campinas, possui mais de 500 equipes completas! Segundo dados do Ministério da Saúde, entre janeiro de 2006 e janeiro de 2012, a cobertura da saúde da família em Campinas caiu de 40,7% da população para 30,6%. A cobertura de Agentes Comunitários de Saúde caiu de 32,2% para ínfimos 15,3%!

Dando continuidade ao ciclo de debates “Por uma Saúde do tamanho de Campinas”, o Núcleo Cebes Campinas convida todos os usuários, trabalhadores, gestores, entidades e movimentos que lutam pela saúde para participar do 2o debate, com o tema: Quanto tempo podemos esperar pelo SUS? Vamos juntos construir alternativas concretas para voltar a ter um SUS que seja referência nacional e, principalmente, uma referência segura de assistência, promoção e prevenção para todos os campineiros!

Quando? DIA 23/07/2012 (segunda-feira), às 19h30

Onde? Sindicato dos Metalúrgicos – Rua Dr. Quirino, 560, Centro de Campinas

Fonte: Blog Saúde Brasil