Coordenação do Movimento Saúde+10 faz chamado para envio de formulários
Foi iniciada a divulgação de pontos de coleta de assinaturas em todo o Brasil e de datas importantes, como a de envio dos formulários preenchidos para a coordenação nacional. A primeira contagem acontecerá no dia 30 de outubro e os formulários devem ser enviados com urgência para o endereço da coordenação. Leia, compartilhe e participe!
A coordenação nacional voluntária do Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública, o Saúde+10, iniciou, na última semana, a divulgação de pontos fixos e temporários de coleta de assinaturas em todo o Brasil. O objetivo da ação visa facilitar a arrecadação das 1,5 milhões de assinaturas necessárias para a aprovação do Projeto de Lei de iniciativa Popular que define percentual mÃnimo de 10% da Renda Bruta da União para aplicação em ações e serviços públicos de saúde.
A partir do mês atual, todos os endereços deverão ser enviados, através de endereço eletrônico, para a coordenação nacional do Saúde+10, para que eles sejam devidamente divulgados, em lista – que deverá ser atualizada semanalmente –, na página oficial do movimento, assim como na fanpage no facebook.
Se você ou a sua entidade querem participar ativamente da campanha em prol dos 10% para a Saúde, envie um e-mail para saudemaisdez@gmail.com pedindo informações que possam ajudá-lo a estruturar sua iniciativa. Ou basta ler as orientações que constam no site http://www.saudemaisdez.org.br.
Vejam algumas importantes dicas para dar o passo inicial:
1. Baixe o formulário em anexo neste link (existe mais um tipo de formulário circulando, mas o que vale é este aqui!);
2. Divulgue, através de e-mails, newsletter, facebooks ou o site de sua entidade, caso seja o caso, a ação que se pretende tomar, incluindo o endereço do ponto fixo ou temporário de coleta que se está criando;
3. Envie o endereço do ponto de coleta criado por você, seus amigos, ou sua entidade para a coordenação voluntária do Saúde+10, através do e-mail saudemaisdez@gmail.com, para que ela possa divulga-lo também no Site Oficial da Campanha, possibilitando uma comunicação mais harmoniosa;
4. Ao coletar as assinaturas, lembrar que elas devem estar acompanhadas, obrigatoriamente, do número do tÃtulo do eleitor de quem assina, conforme consta no formulário;
5. As laudas deverão ser preenchidas corretamente e enviadas para o endereço da Coordenação Nacional do Movimento para a contagem: Conselho Nacional de Saúde, Esplanada dos Ministérios, Bloco G, EdifÃcio Anexo, Ala B, 1º Andar, Sala 103B – CEP: 70058-900, BrasÃlia-DF, aos cuidados de Helen Melzer.
6. As laudas oferecem espaço para seis (6) assinaturas, mas, caso não consiga coletar seis assinaturas, e sim menos (e até mesmo uma), o formulário ainda assim poderá ser envido para a contagem feita pela coordenação nas datas informadas no cronograma abaixo*:
Cronograma
30 de outubro: 1ª contagem do número de assinaturas (o envio de formulários deve ser feito, até lá, com urgência!)
15 de dezembro: 2ª Contagem do número de assinaturas;
07 de Abril: Entrega das assinaturas no Congresso Nacional
*O cronograma pode sofrer alterações se necessário para o melhor andamento do processo de contagem das assinaturas.
Informes da coordenação nacional do Movimento Saúde+10
É necessário reafirmarmos o objeto de nosso movimento, que é de INICIATIVA POPULAR. Diversos parlamentares estão tomando o projeto para si, creditando a iniciativa a si próprios. Tal cenário faz com que surjam dúvidas, por parte de muitos, sobre a pertinência ou não da coleta de assinaturas. Aqui, reafirmamos que a coleta de assinaturas prossegue, visto que o autor desse projeto é o POVO BRASILEIRO.
É fundamental ainda se deixar claro que, nesse momento de consolidação da coordenação do movimento, não serão permitidos exclusivismos. O movimento não é de poucos setores. Ele conta com a adesão de mais de 100 entidades e organizações Nacionais, além da participação de toda a sociedade brasileira. Aproveitamos o momento para convidarmos a todos à participação ativa e à padronização de esforços.
Atos de fortalecimento da Saúde Pública Brasileira: Saúde+10
Serão promovidas, por conselheiros do Conselho Nacional de Saúde (CNS), visitas a 27 estados brasileiros, a fim de realizarem Atos de fortalecimento da Saúde Pública Brasileira: Saúde+10. Isso significa que o projeto e o movimento serão apresentados, por estes representantes, em pelo menos um estado de cada uma das regiões do paÃs, assim distribuÃdos. Confira locais e datas:
Região Norte – Belém – dia 30 de Outubro junto a Oficina Regional Compartilhada de Educação Permanente para o controle social do Sistema Único de Saúde (SUS)
Região Sul – Porto Alegre – dia 16 de novembro – Junto com o Congresso da ABRASCO
Região Centro Oeste – Goiânia – dia 29 de novembro – Junto a Plenária de Conselheiros do Centro-Oeste.
Região Sudeste – Belo Horizonte – dia 21 de novembro
Região Nordeste – Recife – dia 12 de novembro
Região Nordeste – Fortaleza – dia 20 de novembro
Lista de Pontos de coleta de assinatura
RIO DE JANEIRO
Conselho Estadual de Saúde
Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes) – Av. Brasil, 4036 – Sala 802 – Manguinhos
PERNAMBUCO
Sedes das Gerências Regionais de Saúde (GERES)
COSEMS-PE 0- Praça Oswaldo Cruz (Recife)
Sede da Secretaria Estadual de Saúde – Rua Dona Maria Augusta Nogueira (Recife)
RIO GRANDE DO NORTE
Conselho Estadual de Saúde (CES/Natal), 12º ANDAR (prédio da SESAP/RN)
Pastoral da Criança – Subsolo da Catedral (Natal)
Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) – Av. Romualdo Galvão, 1017 (Natal)
BAHIA
Sindicato dos Farmacêuticos da Bahia (Salvador)
Sindicato dos Médicos (Salvador)
Assessoria de Comunicação
E-mail: saudemaisdez@gmail.com
Fonte: Site do Movimento Saúde+10