AES Brasil tem sucesso com ação antitabagista

Brasil econômico – 10 de outubro de 2012

Companhia reduziu em 89% sua população de fumantes com programa desenvolvido pela Pfizer

A pesquisa Global Workplace Survey mostra que quase dois terços (63%) dos empregadores brasileiros acreditam que o fumo tem um impacto financeiro negativo para as companhias. O percentual é significativamente mais alto do que a média mundial (46%). No entanto, apenas 35% dos empregados brasileiros que fumam concordam com essa premissa – índice que também está acima da média global (29%). O levantamento apontou ainda que, no Brasil, os tabagistas gastam aproximadamente 40 minutos por dia durante o expediente para fumar, em média, meio maço de cigarros. A pesquisa revela também que as companhias deveriam ajudar na cessação do tabagismo: essa é a opinião de 87% dos empregadores e 69% dos funcionários.
Foi para contribuir na reversão desse cenário que a Pfizer criou um programa antitabagista voltado às empresas chamado ‘Eu Quero Parar Corporativo’. Uma das companhias que já adotou o sistema, a AES Brasil atingiu um índice de 89% de sucesso entre os funcionários participantes na cessação do tabagismo.

“Ao oferecer aos funcionários uma oportunidade de tratamento para parar de fumar, proporcionamos maior qualidade de vida e, consequentemente, vantagem competitiva frente ao mercado”, diz Ana Paula Gama de Oliveira, especialista em Qualidade de Vida da Diretoria de Relações Sindicais, Operações de RH e Medicina do Trabalho da AES Eletropaulo.

O programa Respire Saúde foi implementado pela companhia em 2009, simultaneamente, nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. “Com duração de três a quatro meses, o projeto oferece aos nossos colaboradores avaliação médica e encontros em grupo com psicólogos objetivando apoiá-los de forma integral na cessação do tabagismo, trazendo situações do dia a dia e possibilidades de enfrentamento”, explica Ana Paula.

A executiva ressalta que o projeto, cuja quarta edição será realizada no segundo semestre de 2012, tem tido adesão significativa entre a população tabagista da companhia e mostrado resultados animadores.

Atualmente, o tabagismo é responsável por quase 14 mil mortes no mundo todos os dias, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, segundo o Instituto do Câncer (INCA), são 200 mil mortes por ano (23 pessoas por hora).