Capitalismo e Saúde é tema de curso realizado em Ribeirão Preto pelo Cebes

O Cebes realizou, nos dias 19 e 20 de maio, o curso “Capitalismo e Saúde”, ministrado pelo professor universitário Rogério Gomes. Com a presença de cerca de 50 pessoas, o curso superou as expectativas dos participantes e fez um chamado à análise das transformações contemporâneas do trabalho médico.

Abordando elementos conceituais e históricos da sociedade capitalista contemporânea, o professor deu base para a compreensão e a necessidade da humanização dos serviços e práticas de saúde, chamando a atenção dos presentes sobre como tais práticas afetam a relação entre o profissional da saúde e usuário.

“Esse curso é fundamental na formação dos profissionais da saúde. A conscientização dessas pessoas vai promover um engajamento, uma formação diferente, um entendimento do indivíduo e da sua própria profissão”, coloca Daise, estudante do terceiro ano de psicologia na UNIP, em Ribeirão preto.

Segundo o participante Dario Teófilo Schezzi, do Núcleo de Ribeirão Preto, o curso deve mobilizar novas pessoas a participarem da reflexão e se interessarem pelo movimento da Reforma Sanitária na Região. “Foi além das expectativas, tanto do ponto de vista da profundidade do conteúdo e da didática do professor, que foram excelentes, quanto a capacidade do curso de mobilizar novas pessoas”, exalta.

Ainda segundo Schezzi, o curso não foi apenas capaz de instigar o protagonismo político dos presentes e orientar, de forma clara e leve, a atuação política dos profissionais da saúde, mas também colaborou para a divulgação dos trabalhos do Cebes em Ribeirão Preto. “É muito bom poder compartilhar e fazer parte de momentos de protagonismo político como este”, afirma.

Confira, em anexo, as apresentações do Prof. Rogério Gomes. O curso também foi filmado e será disponibilizado, em breve, no site do Cebes e no portal da UNASUS em formato de vídeo-aulas.

 

Projeto Formação em Cidadania para a Saúde

Os cursos do projeto são gratuitos e oferecidos pelo Cebes em parceria com seus núcleos regionais. O objetivo principal é capacitar usuários, lideranças, profissionais, gestores e movimentos sociais em temas fundamentais da Reforma Sanitária, e gerar uma maior consciência sanitária nos participantes, além de fortalecer os núcleos do Centro.

Em todos os cursos são realizadas mesas de abertura sobre o tema para permitir um balizamento político conceitual sobre o qual os diversos temas abordados estão referenciados. Os outros cursos do Projeto são: Capitalismo e Saúde; Reforma do Estado e Gestão da Saúde; Desenvolvimento, Trabalho, Saúde e Meio Ambiente; Saúde, Democracia e Processos Participativos; Políticas Sociais, Seguridade Social e Saúde; Questão Agrária e Saúde; Trabalho em Saúde; Atenção Primária à Saúde.

 

Download do arquivo “Capitalismo Contemporâneo”

Download do arquivo “Estado e Políticas Públicas”

Download do arquivo “Promoção-Prevenção Profunda”

Download do arquivo “Saúde sob o capitalismo”