O Cebes abre nova temporada de cursos

O Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) iniciou, nesta semana, em Cascavel, nova temporada de cursos do projeto Formação em Cidadania para a Saúde, com o tema “Questão Agrária e Saúde”. A programação tem o objetivo de desencadear um processo amplo de capacitação e contribuir para a formação crítica de sujeitos políticos militantes em defesa da justiça social e da concretização de uma democracia em toda a sua plenitude no país.

Trata-se de um esforço de adaptação pedagógica da agenda atual da Reforma Sanitária para expandir o debate sobre o direito à saúde e ampliar a base de apoio e adesão ao SUS como serviço nacional de saúde, público, financiado com recursos fiscais de acesso universal e equitativo.

O primeiro curso está sendo realizado na cidades de Cascavel, e terá fim amanhã (14). Os próximos acontecerão em Brasília e Ribeirão Preto, nas próximas semanas, e as inscrições são limitadas. Clique aqui para realizar a sua!

PROGRAMAÇÃO

12 a 14 de julho de 2012
Curso: “Questão Agrária e Saúde”
Abertura: Quinta (12/07) – das 19h às 22h30, com a participação do doutor em Economia pela UNICAMP e consultor da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, Guilherme Delgado, da representante do MST Elaine Dessara Marchioro e do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Laerson Vidal Matias.
Sexta (13/07) – 08h às 12h e 13h30 às 17h30
Sábado (14/07) -08h às 12h e 13h30 às 17h30
Professor: Guilherme Delgado , doutor em economia pela UNICAMP.
Núcleo: Cascavel
Local: Unioeste – Campus de Cascavel – Anfiteatro, Miniauditorio e Predio de Salas de Aula (salas 26, 27, 28 e 33). Endereço: Rua Universitaria, 2069, Bairro Universitario, Cascavel – PR.

Ementa: O presente processo de crescimento da agropecuária, sob a égide do grande capital em consórcio com a grande propriedade fundiária, sob bafejo do Estado, produz e reproduz relações sociais no campo – relações de trabalho e relações fundiárias, com repercussões graves sobre a saúde humana. Neste Curso vamos nos centrar nas implicações de grave morbidade às relações de trabalho e aos aspectos atinentes a depredação e contaminação dos recursos ambientais, provocadas pelo estilo de crescimento econômico do modelo hegemônico  no meio rural.

18 a 20 de julho de 2012
Curso: “Desenvolvimento, Trabalho, Saúde e Meio Ambiente”
Professores: Ary Carvalho (Médico Sanitarista; Pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana; Especialista em Ambiente e Saúde da ABRASCO, Membro do Conselho Consultivo do CEBES) e Anamaria Tambellini (professora titular da ENSP Sérgio Arouca/FIOCRUZ e professora adjunta da Faculdade de Medicina do IESC/UFRJ).

*Mesa de Abertura: dia 18 de julho, das 19 hs às 22hs. Coordenação da mesa: Ana Costa (Presidente do Cebes ). Palestrantes: Roberto Passos (IPEA/ Ex-presidente do Cebes); Fátima Sousa (Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva, coordenadora do Núcleo de Estudos em Saúde Pública) e José Agenor Álvares da Silva (Ex-Ministro da Saúde e atual Diretor de Controle e Monitoramento Sanitário da ANVISA).
*Curso: Dias 19 e 20 de julho, das 09 às 17 hs.
Núcleo: Brasília
Local: Fiocruz/Brasília, Avenida L3 Norte. Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A.

Ementa: Discutir as relações entre os processos de produção, os impactos sobre o meio ambiente e a saúde humana, a partir de uma visão eco-socio-sanitária. O curso está organizado em quatro módulos que abordarão: 1 – História e contexto, onde a linha do tempo partirá do século XX como referencial de abordagem das questões que relacionam processo produtivo, meio ambiente e a saúde humana e suas expressões atuais; 2 – Conhecimento científico, conceitos, teorias e métodos sobre as relações entre o ambiente e a saúde, mediados socialmente, e seus usos contemporâneos; 3 – As concepções políticas e as práticas, destacando a vigilância em saúde ambiental na realidade brasileira atual e o papel do Estado, da sociedade civil e das instituições envolvidas; 4 – O desenvolvimento sustentável e a saúde humana, considerando as diversas concepções de sustentabilidade perante as desigualdades sociais e seus enfrentamentos.

26 a 28 de julho de 2012
Curso: “Diversidade Cultural e Saúde”
Professores: Ana Maria Costa (presidente do Cebes) e Paulo Amarante (Pesquisador da Fiocruz, Coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (LAPS/Fiocruz), Diretor de Política Editorial do Cebes e Presidente da Abrasme)

*Mesa de Abertura: dia 26 de julho, das 18h às 22hs.
*Curso: Dias 27 e 28 de julho, das 9h às 17hs.
Núcleo: Ribeirão Preto
Local: Centro Cultural Palace – Rua Duque de Caxias, 322, Centro, Ribeirão Preto – SP.

Ementa: A universalidade como principio do SUS requer a cada dia um maior reconhecimento da diversidade presente na população brasileira. Raça, etnia, religiosidade, orientação sexual, gênero são categorias indispensáveis se o campo da saúde pretende conduzir a rede de serviços ao acolhimento das pessoas na sua totalidade. Este curso irá analisar estas condições da diversidade e refletir sobre alternativas para que o sistema de formação e de prestação de serviços incorporem a noção da diversidade.