OIT diz que liberdade sindical e de associação constitui um direito humano fundamental
As microfinanças — oferta de crédito e de outros serviços bancários a juros baixos, com menos burocracia e prazos de pagamento flexíveis — atingem menos da metade das famílias pobres do mundo. Das 193,6 milhões de famílias que recebem menos de US$ 1 por dia, 47,8% têm acesso a esse tipo de serviço, de acordo com números citados num estudo do Centro Internacional de Pobreza, uma instituição de pesquisa do PNUD em parceria com o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).
São cerca de 1,3 milhão de vítimas de trabalho forçado na América Latina, alerta OIT
A América Latina é a segunda região com mais trabalho forçado no mundo, mas também é cenário de um renovado esforço para erradicar e prevenir este problema, destacou a OIT ao iniciar, na noite de ontem, quarta-feira (18), uma reunião com representantes de uma dezena de países sobre o papel dos inspetores do trabalho na primeira linha “da luta contra esta praga”.
Estudo compara desigualdade em vários países
O pesquisador do Ipea, Sergei Soares, conclui que “o ritmo é adequado, mas que o desafio será mantê-lo por várias décadas para alcançar o nível de desigualdade, por exemplo, do Canadá”.
Informalidade legal afeta 4 bilhões de pessoas no mundo
O relatório estima que mais de um terço do mercado nos países em desenvolvimento é informal — proporção que chega a 90% em alguns países da África e do sul da Ásia. O texto cita um estudo do BID (Banco Interamericano do Desenvolvimento) sobre 12 países sul-americanos, segundo o qual apenas 8% das empresas eram legalmente registradas e aproximadamente 23 milhões de negócios eram feitos à margem da legislação.