Cebianos analisam as Diretrizes para o Programa de Reconstrução e Transformação do Brasil

Brasileiros e brasileiras vão às urnas em outubro deste ano para a mais importante eleição das últimas décadas. O que está em jogo é o destino da nossa frágil democracia que vem sendo dilapidada desde o golpe institucional midiático de 2016.  

Todas as pesquisas apontam para o confronto entre o atual ocupante do cargo de presidente e Luís Inácio Lula da Silva. Lula disputa a presidência pela coligação Juntos pelo Brasil, integrada pelos partidos PT, PSB, PSOL, Rede, PC do B, PV e Solidariedade.  

O Cebes é uma entidade suprapartidária que desde seu nascimento se identifica com o socialismo e tem, entre suas bandeiras, a defesa da democracia. Sob a perspectiva da grave conjuntura política na qual, a cada dia surgem francas ameaças à democracia, é que o Cebes se une a todas as forças democráticas, progressistas do campo da esquerda do Brasil para a difícil tarefa de reconstruir o país após o desmonte que vem ocorrendo em todas os setores da vida nacional. Políticas públicas conquistadas com muito esforço pela sociedade brasileira estão sendo destruídas pelo atual governo que não valoriza a vida, a saúde, o trabalho, o meio ambiente, as populações mais vulneráveis, desprezando a dignidade e o direito à cidadania da população. 

As expectativas em torno dessa tarefa da reconstrução nacional são enormes e irão requerer a mobilização e a participação de amplos setores da sociedade. É nesse espírito que o Cebes promove esse debate das Diretrizes para o Programa de Reconstrução e Transformação do Brasil.  O Documento traz mais de uma centena de diretrizes programáticas, apresentadas pelo candidato à Presidente Lula e pelo seu candidato a vice-presidente Geraldo Alckmin. Anunciam os candidatos que estas diretrizes estarão dispostas numa plataforma digital para conhecimento e aprimoramento dos brasileiros, mediante sugestões.  

Reforçando nosso objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento do Programa que o Cebes inicia uma série de depoimentos e análises que problematizam questões essenciais para a garantia do direito universal à saúde. O empenho do Cebes na realização em curso da Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular de Saúde 2022 – cuja etapa nacional será realizada em 05 de agosto, em São Paulo – é justamente pela convicção de que esse amplo debate poderá contribuir efetivamente nas definições sobre o futuro da saúde no País. Urge ao campo de esquerda o debate e pactuação de um programa de esquerda para a saúde posto que necessário e urgente a garantia do direito universal à saúde, consagrando a saúde como eixo fundamental do projeto de desenvolvimento do país. 

Convidamos muitos cebianos a se manifestarem. Aliás, todos podem participar desse debate que ora se inicia. 

Inicialmente contamos com a colaboração de dois ex-presidentes do Cebes: José Gomes Temporão e Sônia Fleury. Também contribuem Carlos Ocké da ABrES, Carmem Teixeira no Núcleo do Cebes da Bahia e professora da UFBa; Jairnilson Silva Paim, professor Emérito da Universidade Federal da Bahia e militante do Cebes.

Acesse os textos a seguir:

Acesse o documento da coligação Juntos pelo Brasil: