Sai relatório mundial 2009 sobre abuso de medicamentos e drogas
Brasília – Será lançado hoje (24), em todo o mundo, o Relatório 2009 da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife). O documento traz um balanço dos avanços e retrocessos sobre produção, tráfico e consumo de drogas ilícitas e abuso de medicamentos.
Cebes realiza o Seminário Determinação Social da Saúde e Reforma Sanitária
O Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) realiza o Seminário Determinação Social da Saúde e Reforma Sanitária, nos dias 19 e 20 de março, no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Os interessados em participar poderão se inscrever no próprio site do Cebes a partir desta semana.
CEBES divulga o relatório do Seminário ‘Gestão Pública na Saúde: alternativas para a consolidação do direito universal’
O Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES) divulgou o relatório do “Seminário “Gestão Pública na Saúde: alternativas para a consolidação do direito universal”, realizado nos dias 10 e 11 de dezembro, no hotel Grand Bittar, em Brasília. Cerca de 150 pessoas participaram do evento, promovido pelo Cebes e que contou com especialistas de diferentes áreas para discutir mudanças na gestão do serviço público a fim de melhorar os serviços essenciais da área da saúde e da reforma sanitária.
Farmácias: proibição da venda de produtos de conveniência vigora hoje
A partir de hoje, todas as farmácias e drogarias em todo o Brasil devem estar de acordo com as regras listadas pela RDC 44/2009 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que instituiu o programa Boas Práticas Farmacêuticas para esses estabelecimentos. Diferentemente do que vem sendo dito pelo setor farmacêutico, a resolução já entrou em vigência e o cumprimento das regras pelos estabelecimentos é obrigatório.
Mobilização social garante alimentação como direito constitucional
Um abaixo assinado liderado pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) colheu mais de 50 mil assinaturas em favor da inclusão da alimentação como direito constitucional. Desde o dia 5 deste mês, uma emenda à Constituição garantiu o acesso ao alimento como direito social.
